Amy Adams

Amy Lou Adams (Vicenza, 20 de agosto de 1974) é uma atriz e cantora estadunidense, nascida na Itália. Começou sua carreira no palco em teatros antes de fazer sua estreia no cinema em 1999 no filme de comédia de humor negro Drop Dead Gorgeous. Conhecida por papéis cômicos e dramáticos, ela apareceu três vezes no ranking anual das atrizes mais bem pagas do mundo. Seus elogios incluem dois Golden Globe Awards, além de indicações para seis oscars e sete BAFTAS.

Adams fez sua estreia no cinema com um papel coadjuvante na sátira de 1999, Drop Dead Gorgeous. Depois de se mudar para Los Angeles, ela fez aparições na televisão e interpretou papéis de "garota má" em filmes de pequeno porte. Seu primeiro papel importante veio no filme biográfico de Steven Spielberg Catch Me If You Can (2002), ao lado de Leonardo DiCaprio. Sua descoberta veio no papel de uma mulher grávida no filme de comédia dramática independente Junebug (2005).

O filme de fantasia musical Enchanted (2007), no qual Adams interpretou uma alegre personagem do tipo princesa de contos de fadas, foi seu primeiro grande sucesso como protagonista. Em seguida, interpretou mulheres ingênuas e otimistas em uma série de filmes, como o drama Doubt (2008). Adams posteriormente desempenhou papéis mais fortes e com críticas positivas no filme de The Fighter (2010) e no filme de drama psicológico The Master (2012). Em 2013, ela começou a interpretar Lois Lane em filmes de super-heróis ambientados no DC Extended Universe. Adams ganhou dois Globos de Ouro consecutivos de Melhor Atriz por interpretar uma sedutora vigarista no filme policial American Hustle(2013) e a pintora Margaret Keane no filme biográfico Big Eyes (2014). Mais aclamação veio por interpretar uma linguista no filme de ficção científica Arrival (2016), e a dona de uma galeria de arte no filme de suspense Nocturnal Animals (2016), e a personagem principal na minissérie da HBO Sharp Objects (2018) e Lynne Cheney em o filme satírico Vice (2018).