
Amácio Mazzaropi (São Paulo, 9 de abril de 1912 — São Paulo, 13 de junho de 1981) foi um ator, humorista, cantor, produtor independente, roteirista e cineasta brasileiro. Considerado um dos maiores fenômenos de popularidade e bilheteria do cinema nacional, Mazzaropi imortalizou-se através de seu icônico personagem, o "jeca" ou o "caipira", uma figura que, embora inspirada no personagem de Monteiro Lobato, ganhou contornos próprios, complexos e profundamente conectados com a identidade e o imaginário de uma parcela significativa do povo brasileiro. Ao longo de quase três décadas de dedicação ao cinema, entre 1952 e 1980, idealizou, produziu, escreveu, dirigiu e estrelou trinta e duas produções cinematográficas, exercendo um controle autoral e empresarial notável sobre suas obras através de sua própria produtora, a PAM Filmes (Produções Amácio Mazzaropi), fundada em 1958.
Sua obra, inicialmente subestimada ou mesmo desprezada por setores da crítica cinematográfica hegemônica, especialmente durante o período de efervescência do Cinema Novo, que buscava uma linguagem e temáticas distintas, foi progressivamente reavaliada. Atualmente, é reconhecida por sua inegável importância sociológica, cultural e, sobretudo, por sua singular capacidade de estabelecer uma comunicação direta e afetiva com o grande público, constituindo um dos raros exemplos de sucesso comercial contínuo e autossustentável na complexa história do cinema brasileiro.
A fundação da PAM Filmes em sua fazenda no município de Taubaté foi um divisor de águas, permitindo-lhe não apenas a liberdade criativa, mas também o controle sobre a produção e, fundamentalmente, sobre a distribuição de seus filmes, um feito notável e incomum no cenário cinematográfico nacional. Após sua morte, este local, impregnado de sua história e energia criativa, foi transformado no Museu Mazzaropi. A instituição tornou-se um vital centro de preservação e divulgação de seu vasto legado, atraindo anualmente milhares de visitantes, fãs e pesquisadores dedicados a compreender a profundidade e o alcance do fenômeno Mazzaropi.