Albert Arnold Gore Jr., mais conhecido como Al Gore; (Washington, 31 de março de 1948) é um político, empresário e ambientalista americano que atuou como o 45.º Vice-presidente dos Estados Unidos de 1993 a 2001, durante a presidência de Bill Clinton. Gore foi o candidato democrata na eleição presidencial de 2000, perdendo para George W. Bush em uma disputa muito acirrada após uma recontagem na Flórida.
Al Gore, filho do político Albert Gore Sr., nasceu em Washington, D.C. e foi criado tanto na capital quanto no Tennessee. Depois de se formar em Harvard e servir no Exército dos Estados Unidos, ele abandonou a faculdade de direito para entrar na política, vencendo uma vaga na Câmara dos Representantes em 1976 e depois tornando-se senador. Conhecido como um moderado "Democrata de Atari", Gore serviu como vice-presidente durante o governo de Bill Clinton, de 1993 a 2001, tornando-se o primeiro democrata desde John Nance Garner a cumprir dois mandatos completos. Ele foi o candidato democrata à presidência em 2000, vencendo o voto popular, mas perdendo o Colégio Eleitoral para George W. Bush após uma decisão controversa da Suprema Corte.
Após sua vice-presidência, Gore tornou-se uma liderança mundial no ativismo ambiental. Seu trabalho sobre as mudanças climáticas, especialmente por meio do The Climate Reality Project e do documentário Uma Verdade Inconveniente, lhe rendeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007, juntamente com o IPCC. Ele também se envolveu em negócios e educação, atuando no conselho da Apple, como consultor do Google e como professor em diversas universidades. Gore recebeu inúmeros prêmios por sua atuação, incluindo ter sido apontado como a Pessoa do Ano em 2007, recebeu um Emmy, um Webby, o Prêmio Dan David e a Medalha Presidencial da Liberdade em 2024.